Educação

3 hábitos que podem melhorar sua qualidade de vida

julho 11, 2018
Tempo de leitura 3 min

Um dos males da modernidade, que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas, é a sobrecarga de tarefas. Com o excesso de atividades e falta de tempo para momentos de descanso e lazer, muitas pessoas estão dormindo mal, comendo mal e ainda, apresentado altos grau de estresse.

Nossa saúde não pode ficar em último plano, então, mesmo diante da rotina intensa, é preciso buscar alternativas saudáveis para que nosso bem-estar não seja prejudicado.

Por isso, apresentamos neste post alguns hábitos que podem ser adotados para alcançar uma vida melhor, mesmo lidando com a rotina apertada e a falta de tempo. Continue a leitura e confira!

1. Prepare suas refeições e evite alimentos processados

Os restaurantes fast food e os alimentos congelados estão entre os males da modernidade, sendo inimigos de quem quer ter mais qualidade de vida. Por isso, uma mudança de hábito importante é reduzir o consumo de alimentos processados. Aposte em legumes, verduras, frutas, oleaginosas e iogurtes naturais, por exemplo.

Para o almoço na empresa, em vez de buscar restaurantes e lanchonetes, prepare você mesmo as suas refeições — assim, você saberá o que está consumindo e poderá controlar a sua alimentação. Entre as opções estão os refogados, saladas, omeletes, arroz integral, frango, peixes (ricos em ômega 3) e carnes magras.

 O ideal é respeitar o seu relógio biológico e evitar períodos longos de jejum, para que você não coma demais no momento da próxima refeição.

Já ouviu falar no suco detox?

Se você tem um dia a dia atarefado e busca uma alimentação saudável, o suco detox é uma ótima alternativa. Ele apresenta uma combinação de nutrientes com poucas calorias, que agem desintoxicando o seu organismo — devido à grande concentração de frutas e vegetais presentes — e mantendo a saciedade.

Algumas receitas podem conter boa parte dos nutrientes necessários para você emagrecer. É o caso do suco verde de couve, limão e pepino, em que você precisa de:

  • uma folha de couve;
  • 1\2 suco de limão;
  • 1\3 de pepino sem casca;
  • 1 maça sem casca;
  • 150 ml de água de coco.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, faça a coagem e beba em seguida, de preferência sem açúcar.

2. Esteja sempre em movimento

Frequentar uma academia ou manter um cronograma de exercícios pode ser complicado, mas algumas mudanças na rotina podem combater o sedentarismo, favorecendo uma vida mais saudável. Você pode começar trocando o elevador pela escada e o carro pela bicicleta ou por uma caminhada. Se precisar do carro, tente estacionar um pouco mais longe do local de trabalho.

Convide um amigo ou familiar para as atividades físicas, que podem ser caminhadas no bairro ou no condomínio, por exemplo. É importante ressaltar que pessoas obesas precisam ter pelo menos 150 minutos de atividades físicas durante a semana. O ideal é começar aos poucos, aumentando o ritmo gradativamente.

3. Cuide da mente

Como a nossa saúde mental também é importante, uma dica é a prática da leitura, meditação ou ioga, que além de fortalecer os músculos e aumentar a imunidade, ajuda a manter o foco e a produtividade, elementos essenciais de quem é multitarefas.

Fazendo mais exercícios, aprendemos a respirar melhor e a espalhar o oxigênio por todo o organismo, nos permitindo ter mais serenidade e bem-estar para ‘’recarregar a bateria’’ e continuar as atividades.

Como o ser humano é adaptável às circunstâncias em que está inserido, tudo é questão de você se acostumar com os novos hábitos para melhorar a sua qualidade de vida. Dê o primeiro passo e avance aos poucos para o seu corpo se adaptar à rotina.

Se você gostou das dicas deste post, nos siga no Facebook para acompanhar todas as novidades!

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up