Afinal, qual a diferença entre o colesterol HDL e LDL?

O HDL e LDL são comumente conhecidos como o colesterol bom e o ruim. Em geral, o colesterol consiste em uma gordura presente no organismo, de muita importância para as funções do nosso corpo. Por exemplo, produção de ácidos biliares, vitaminas D e hormônios esteróides.

Porém, mesmo com a sua importância, o colesterol precisa ser controlado para não causar algumas doenças cardíacas. Nesse processo entram os termos de HDL e LDL, que são responsáveis pelo transporte do colesterol pelo corpo. Falando nisso, você sabe qual a diferença entre um e outro? Acompanhe o nosso post e descubra!

O que é HDL

O HDL, também conhecido como colesterol bom, tem uma maior densidade, e, por isso, não flutua na superfície do sangue e não entope as artérias. É sua função transportar o LDL o colesterol ruim para o fígado, onde ele deve ser metabolizado e eliminado do organismo.  

Valores de referência para o HDL

Por essa razão, é mais saudável manter altas taxas desse colesterol para que as suas chances de desenvolver uma doença cardíaca diminuam. Os níveis entre 60 mg\dL e 40 mg\dL são considerados ideais.

O que é LDL

Por eliminação, já sabe que o LDL se trata do colesterol ruim. Quando em excesso, o LDL pode ser depositado nas paredes das artérias e formar placas, feitas de gordura, colesterol e cálcio, que dificultam o fluxo sanguíneo e a condução do oxigênio, principalmente para áreas importantes do corpo como coração e cérebro.  

O resultado disso pode ser o aparecimento de complicações com o passar do tempo. Para piorar, boa parte delas não possuem sintomas; então, quanto maior o nível de LDL no sangue, maiores as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame ou acidentes vasculares cerebrais.

Valores de referência para o LDL

Os valores de referência para o colesterol LDL variam de acordo com cada pessoa. Para aqueles indivíduos que possuem um alto risco cardíaco, o LDL deve ser mantido abaixo dos 50 mg\dl. Pertencem a esse grupo as pessoas que possuem aterosclerose acúmulo de gordura nas artérias e aqueles com histórico de infarto ou derrame.

Pacientes com diabetes ou doenças renais devem manter as taxas de LDL abaixo de 70 mg\dl. Porém, se você não possui nenhum fator de risco como os mencionados, a taxa de LDL pode ser mantida abaixo dos 30 mg\dl.

Como controlar o colesterol HDL e LDL

O colesterol bom (cuja função é “limpar” o colesterol ruim, o LDL), existe em menor quantidade e é reduzido com a falta de hábitos saudáveis. Por isso, para evitar esse quadro, pratique exercícios físicos, diminua o estresse e mantenha uma alimentação equilibrada.

Lembre-se de incluir em sua dieta alimentos capazes de reduzir o LDL e aumentar o HDL — ômega 3 e 9, fibras e frutas de cor alaranjada são bons exemplos.

Gostou do nosso texto sobre HDL e LDL e quer saber mais outros cuidados e como identificar problemas de saúde? Então curta a nossa página do Facebook e acompanhe as nossas atualizações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

11 Comentários

    Hunger drives the wolf out of the wood.

    tider , browse tinder for free
    tinder date

    tinder date , browse tinder for free
    tinder website

    tider , tinder dating app
    http://tinderentrar.com/

    I must express thanks to this writer for rescuing me from such a circumstance. After surfing around through the internet and meeting things which were not beneficial, I was thinking my life was done. Being alive without the answers to the issues you have sorted out through this posting is a serious case, as well as ones that would have in a wrong way affected my entire career if I hadn’t come across your web site. Your personal capability and kindness in taking care of everything was priceless. I am not sure what I would’ve done if I had not discovered such a step like this. I can at this time look forward to my future. Thank you so much for your expert and effective guide. I will not think twice to recommend the website to anybody who should get assistance on this area.
    energylandia

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.