Cirurgia bariátrica em Teresina: como escolher sua clínica?

Realizar um procedimento cirúrgico é algo muito sério. A grande maioria dos pacientes fica muito ansiosa com esse tipo de situação e não é para menos: você estará, por um período, colocando a sua vida na mão de pessoas completamente desconhecidas. Por isso, optar por uma boa clínica para fazer a cirurgia bariátrica em Teresina é algo fundamental.

A escolha de um estabelecimento sério e de qualidade é essencial para que todo o processo (incluindo os períodos do pré e do pós-operatório) seja o mais tranquilo possível. Com segurança e confiança, o tratamento flui de maneira muito melhor e se estabelece uma boa relação entre a equipe e o paciente, gerando resultados mais satisfatórios.

Não sabe quais são os fatores que devem ser avaliados na hora de escolher a clínica ideal? Não tem problema! Em nosso bate-papo de hoje, mostraremos alguns pontos que não podem ser deixados de fora na hora de fazermos a pesquisa sobre um estabelecimento de qualidade para fazer a bariátrica. Boa leitura!

Priorize a escolha de profissionais qualificados

O primeiro passo para fazer uma escolha acertada de uma clínica para cirurgia bariátrica em Teresina é prestar atenção especialmente ao corpo de profissionais relacionados com aquele estabelecimento. Hoje em dia, é muito fácil buscar referências sobre as equipes, principalmente por meio da internet.

Uma clínica de qualidade será aquela que conta com profissionais especializados, independentemente de suas áreas de atuação. A qualificação é sempre uma prioridade para que os pacientes tenham acesso aos melhores tratamentos possíveis, efetuados por indivíduos que são referência em suas funções.

Por isso, antes de escolher, leve em consideração o currículo daqueles que atuam no estabelecimento, as experiências, o tempo de atuação e, claro, as áreas de especialização de cada um deles. A segurança na capacidade dos médicos e demais membros da equipe é algo fundamental para que o paciente se sinta confortável com todas as decisões tomadas.

Busque uma equipe multidisciplinar

Em Teresina, o mercado para a realização de cirurgias bariátricas é basicamente dividido em dois polos: os hospitais, que oferecem o serviço em suas instalações, e clínicas especializadas no tratamento de diversas doenças do sistema gastrointestinal. Estas últimas podem ser uma boa opção para quem busca um atendimento personalizado.

A razão para isso está na presença, em algumas delas, de equipes multidisciplinares. Essa deve ser uma preocupação do paciente que busca esse tipo de procedimento, já que, desse modo, terá acesso a todas as abordagens terapêuticas necessárias para que os resultados do procedimento cirúrgico sejam mais amplos e benéficos.

A Gastros, por exemplo, tem uma equipe que abrange vários profissionais. Entre eles, podemos citar, além dos cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas e muito mais. Dessa forma, o paciente pode, em um único local, fazer todo o tratamento necessário e cuidar de seu corpo e de sua mente de modo muito mais aprofundado.

Atente-se ao tratamento

Há poucas décadas, o tratamento humanizado não era, nem de longe, uma preocupação dos prestadores de serviço da área da saúde. No entanto, com a eclosão do período pós-guerra, essa passou a ser uma pauta cada vez mais constante nesse meio, se tornando uma prioridade.

Por isso, além da qualificação de um profissional, é fundamental que ele saiba exatamente como lidar com as emoções de seus pacientes. Isso vale para todos os membros da equipe, desde os que realizam o atendimento da sala de marcação até o cirurgião responsável pelo caso.

Por isso, leve sempre em consideração a qualidade do atendimento prestado. A equipe deve ser simpática, solícita, empática e, sempre que possível, responder às suas questões de modo objetivo e sem julgamentos. Lembre-se de que compreender os passos de seu tratamento é algo fundamental e que, portanto, suas dúvidas não podem ser deixadas de lado.

Procure por transparência

Outra parte essencial do tratamento humanizado é a transparência. Uma boa clínica é aquela que conversa diretamente com o seu paciente, explicando a ele os motivos pelos quais as decisões são tomadas e tentando ser os mais didáticos possíveis sobre o que será feito em cada etapa.

A transparência também deve estar presente na transmissão de informações entre os membros da própria equipe, que devem atuar em sinergia e discutir os casos em conjunto para chegarem em um dominador comum. A opinião, por exemplo, do psicólogo deve ser considerada pelo cirurgião, assim como a do próprio paciente.

Além disso, oferecer total acesso às informações, instruções sobre os exames e explicações sobre os resultados obtidos é algo extremamente importante. Isso tudo gera uma relação de confiança entre a equipe e o paciente, fazendo com que todo o tratamento flua muito melhor, com resultados mais satisfatórios para todos.

Prefira as clínicas inovadoras

Por fim, um ponto que precisa ser sempre levado em consideração na hora de escolher uma clínica para fazer a bariátrica em Teresina é a inovação do estabelecimento e de sua equipe.

Hoje em dia, a tecnologia é parte quase que intrínseca da Medicina. Muitos procedimentos são feitos com a ajuda de avanços tecnológicos, se tornando cada vez menos invasivos e mais eficientes para os tratamentos das mais diversas situações. Por conta disso, optar por uma clínica que faça uso dessas inovações é um grande diferencial para a sua terapia.

Questione, sempre que possível, os profissionais sobre quais são as inovações utilizadas naquela clínica e busque entendê-las completamente antes de dar continuidade ao tratamento. Estar a par das etapas de sua cirurgia é algo extremamente importante para garantir a tranquilidade durante todo o processo.

Como podemos observar, escolher uma boa clínica para fazer a cirurgia bariátrica em Teresina não é nenhum problema, não é mesmo? Com uma certa dose de atenção a alguns pontos essenciais, é possível tomar uma decisão acertada e optar pela equipe médica que será responsável por mudar a sua vida. Sempre pesquise bastante e tire suas dúvidas com os profissionais!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe! A Gastros é uma clínica especializada em solucionar os mais diversos tipos de problemas do sistema gastrointestinal e conta com profissionais altamente qualificados para responder aos seus questionamentos. Aguardamos a sua mensagem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.