Sem categoria

Como implementar a alimentação saudável em sua rotina?

outubro 31, 2018
Tempo de leitura 4 min

O seu dia a dia é constantemente corrido: filhos para criar, emprego para manter e problemas da vida social para lidar. Com uma rotina corrida fica difícil ter tempo para cuidar de si e priorizar uma alimentação saudável para conseguir dar conta de tudo isso. 

Se identificou? Então, você está no lugar certo! Reunimos algumas dicas para ajudar você a ter uma rotina mais saudável, perder peso e continuar realizando suas atividades sem comprometer a saúde. Acompanhe! 

Não fique sem comer 

Lembre-se de não passar longos períodos sem se alimentar e mantenha sempre alguma fruta por perto. Quando a energia é restringida, o metabolismo tende a ficar mais lento para evitar mais gastos. Isso dificulta a perda de peso e a tendência é que você coma muito mais na refeição seguinte e inclua alimentos mais calóricos como forma de compensação. 

Esses alimentos calóricos como carne vermelha, salgadinhos e doces são ricos em gordura e se consumidos em excesso podem causar o entupimento das veias, levando à aterosclerose, a principal causa de morte no mundo ocidental

Planeje os seus lanches com antecedência, evitando passar fome ou comer qualquer coisa na rua. Se você já sair de casa com lanchinhos saudáveis na bolsa, ficará mais fácil comer com qualidade e regularidade. 

Faça, pelo menos, quatro refeições por dia 

Fazer quatro ou cinco refeições por dia é essencial para se nutrir ao longo do dia, ajudar a controlar a fome, a perda de massa muscular e reduzir o armazenamento de gordura. 

Por isso, é importante que você não pule refeições. Muitas pessoas têm o hábito de pular o café da manhã devido à correria, mas isso não é recomendado para evitar o ganho de peso nem para prevenir doenças. Além disso, o café da manhã garante sua energia e disposição para enfrentar o dia. 

No entanto, é preciso que cada refeição seja bem balanceada, de acordo com as suas necessidades calóricas. Recomenda-se que três das refeições sejam mais substanciais e as outras mais leves, incluindo frutas, iogurte ou queijo. 

Abuse de vegetais nas refeições 

É importante que em cada uma das refeições você consuma vegetais para potencializar a alimentação saudável. É indicado preencher metade do prato do almoço com verduras e após essa refeição, optar por comer uma fruta. As frutas fortalecem o sistema imunológico e possuem fibras que regulam o intestino. 

Beba água 

Outra forma de estimular o intestino é por meio da ingestão de água. Ela também controla a circulação sanguínea, e ajuda na perda de peso

Se você não tem esse hábito, siga essas dicas para ajudar a acrescentar a prática na sua vida: 

  • evite ingerir líquidos durante as refeições, mesmo que água. Eles atrapalham a digestão e a absorção dos nutrientes, o ideal é esperar cerca de 20 a 30 minutos após a refeição para beber;

  • beba um copo de água cerca de 15 minutos antes das refeições; 

  • inicie o seu dia ingerindo um copo de água fresca e gelada, que potencializa o seu metabolismo; 

  • coloque um alarme de lembrete, caso você tende a esquecer do hábito. 

Escolha o lugar certo para comer 

Procure fazer do momento da sua refeição um hábito prazeroso. Para isso, fique longe da televisão e de outros aparelhos eletrônicos e evite comer quando estiver ansioso e\ou realizando outras funções. 

Assim, o seu organismo fica mais relaxado e digere melhor os alimentos, além de você se acostumar com a rotina de comer bem e em horários fixos. 

Ter uma alimentação saudável pode melhorar a sua qualidade de vida e ajudar na perda de peso, além de te dar mais disposição para realizar suas atividades. Dê os primeiros passos para mudar seus hábitos e siga essas dicas! Além disso, não deixe de procurar ajuda médica caso seja necessário. 

Agora que você entende mais sobre alimentação saudável, entre em contato com a gente e saiba como melhorar sua qualidade de vida. Basta acessar nossa página!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up