Conheça 4 sintomas de problemas no fígado

O sistema digestório é composto por uma série de órgãos vitais. Cada um deles tem uma (e, em alguns casos, até mesmo várias) função específica, mas, sem dúvidas, eles estão todos interligados. Por isso, conhecer os sintomas de problemas no fígado é algo indispensável para aprendermos a identificar doenças que atingem essa região.

O fígado é um órgão que funciona como uma glândula (ou seja, que produz e secreta hormônios no organismo) e que está localizado ao lado direito do corpo. Ele também tem função de desintoxicar o corpo, de dissolver e aproveitar gorduras e até mesmo de armazenamento de glicose, uma reserva de energia.

A seguir, conversaremos sobre os principais sintomas que podem indicar que algo está errado com o nosso fígado e é importante lembrar que as doenças do fígado na grande maioria dos casos não apresentam sintomas os quais aparecerão quando a doença está em fase avançada.

Boa leitura!

1. Hematomas na pele e hemorragias

Pelo fígado ser responsável pela produção de proteínas, é muito comum que haja problemas de coagulação e, por decorrências de doenças como a hipertensão portal e cirrose, há também baixo número de plaquetas. Por causa desses dois fatores, o aparecimento de hematomas na pele e hemorragias é normal em pessoas com problemas hepáticos.

2. Inchaço no corpo

O inchaço no corpo acontece porque o fígado não produz albumina suficiente. A albumina é uma proteína produzida no fígado responsável, principalmente, pelo equilíbrio de líquido nos vasos sanguíneos do corpo humano. Quando há uma produção baixa dessa proteína, a água é produzida em excesso e ocorre inchaço.

3. Cansaço crônico

O cansaço pode estar relacionado à cirrose ou, em casos de acúmulo de gordura no fígado, estar relacionado a uma má alimentação. Ele pode ser intermitente, constante, leve ou debilitante. Não há uma ligação entre a severidade da doença do fígado e o cansaço que ocorre. Ou seja, se você tem um leve problema no fígado, pode ter cansaços debilitantes; mas você pode, igualmente, ter um problema mais sério e nem sentir cansaço.

4. Icterícia

Um dos sintomas mais conhecidos das doenças hepáticas e de problemas gerais nesse órgão é a icterícia, nome dado à coloração amarelada da pele, mucosas e olhos dos pacientes acometidos. Esse sintoma ocorre devido a um excesso de bilirrubina na corrente sanguínea, um composto derivado da degradação de hemoglobina, uma proteína presente no sangue. Quando ela não é devidamente metabolizada pelo fígado, ocorre o seu acúmulo no organismo, causando o amarelamento em algumas regiões do corpo.

Outros sinais que devem acender um alerta são: urina escura e fezes esbranquiçadas. Esses sintomas mostram que você deve procurar um especialista o quanto antes.

Os sintomas de problemas no fígado podem ser bastante gerais e corresponder a uma série de doenças. Por isso, para um diagnóstico mais preciso, a consulta com um especialista é indispensável. Apenas ele poderá determinar a causa dos sinais que seu corpo está emitindo e, assim, começar o melhor tratamento para o seu caso!

Para mais informações e dicas sobre os cuidados com a saúde gastrointestinal, basta curtir a nossa página no Facebook e no Instagram! Por lá, você se manterá sempre bem informado sobre os mais diversos problemas de saúde que acometem essa região e os tratamentos mais eficazes para cada um deles.

 

Dr. Juvenal Gomes de Sousa Neto

Especialidade: Gastroenterologia / Hepatologia

CRM 3349/PI

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.