Saúde

Dificuldade para perder peso? 4 principais fatores que prejudicam o emagrecimento

julho 18, 2018
Tempo de leitura 3 min

 

Seja por razões estéticas, seja por questões de saúde, a preocupação com a massa corpórea é parte do dia a dia de muitas pessoas. No entanto, a dificuldade para perder peso pode ser desestimulante para alguns indivíduos, causando ansiedade e tristeza.

O que poucas pessoas sabem é que apenas reduzir a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia e aumentar a carga de exercícios físicos praticados pode não ser o bastante para perder peso. Outras causas, tanto físicas quanto emocionais, podem fazer com que a balança aparente estar travada em determinado valor.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira algumas das principais razões que podem causar a estagnação do peso corporal.

1. Fator emocional

Algumas vezes o estado emocional do paciente é um dos principais responsáveis pela dificuldade para perder peso. Esse problema pode ser causado por estresse ou por compulsões alimentares, por exemplo.

Enquanto o primeiro altera o ciclo hormonal das pessoas, fazendo com que o açúcar seja liberado na corrente sanguínea e a gordura se acumule mais rapidamente, o segundo está diretamente relacionado ao consumo exagerado de certos alimentos em situações de estresse emocional.

2. Sedentarismo

A nossa sociedade está cada vez mais sedentária. Com o passar do tempo e o desenvolvimento de novas tecnologias, pessoas que se exercitam pouco e passam a maior parte do tempo sentados em frente a uma tela se tornaram a maioria no planeta.

A falta de atividade física regular atua diretamente na redução do metabolismo, que é o conjunto de reações efetuadas no nosso organismo. Com a redução da taxa metabólica, o corpo estoca mais energia em forma de gordura, o que confere alguns centímetros e quilos a mais.

3. Distúrbios metabólicos

Como mencionamos, metabolismo é o nome dado ao conjunto de reações efetuadas pelo nosso organismo. Elas envolvem, por exemplo, a renovação celular, a criação de energia e a liberação de hormônios na nossa corrente sanguínea.

Os problemas que afetam essas reações são chamados de distúrbios metabólicos. Os mais comuns são a diabetes mellitus, o hipotireoidismo e o acúmulo de colesterol ou de triglicérides no nosso organismo. Todas essas situações dificultam a perda de peso, mesmo com uma dieta regrada e exercícios físicos frequentes.

4. Medicamentos

Outra causa que pode levar alguém a não conseguir emagrecer ou reduzir medidas é o uso de certos medicamentos. Alguns fármacos apresentam efeitos colaterais, como o acúmulo de gordura, o aumento da fome e a redução da taxa metabólica, além de outros fatores que podem contribuir para a dificuldade de perder peso.

Alguns exemplos de remédios que podem ser os responsáveis por esse problema são corticoides, antipsicóticos, antidepressivos, pílulas anticoncepcionais ou medicações para a pressão arterial. Vale a pena salientar que muitas vezes a não redução do peso é causada por inchaço e retenção de líquidos no corpo.

Como podemos perceber, a dificuldade para perder peso pode ter causas muito variadas. Por conta disso, o acompanhamento médico se torna indispensável para a resolução de casos como esses. Com o auxílio de exames complementares, o profissional pode fazer um diagnóstico muito mais preciso e direcionar o tratamento da melhor forma.

Você tem dificuldade para perder peso ou conhece alguém que sofre com esse problema? Deixe um comentário e troque dicas sobre esse tema com pessoas que também passam por isso!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder 4 dicas incríveis para incluir atividade física na rotina - Clínica Gastros - Completa para cuidar de vocêClínica Gastros – Completa para cuidar de você setembro 2, 2018 at 11:53 pm

    […] além da parte estética, tanto o emagrecimento quanto a prática de exercícios trazem inúmeros benefícios para o corpo e a mente a curto, […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up