Entenda a relação entre doenças gastrointestinais e alimentação

Não é estranho considerarmos que a alimentação diz muito sobre nossa saúde. Afinal, já dizia o ditado, nós somos o que comemos, certo? Isso é ainda mais evidente se pensarmos na relação entre doenças gastrointestinais e alimentação.

Uma alimentação inadequada pode ser responsável pelo desenvolvimento de muitos problemas de saúde, como gastrite, infecção intestinal e, até mesmo, alguns tipos de câncer. Da mesma forma, uma alimentação balanceada mantém o corpo saudável e em bom desenvolvimento. Se você tem interesse neste assunto e quer saber mais, continue a leitura!

Entenda como funciona o trato gastrointestinal

Para entender a relação entre alimentação e doenças gastrointestinais, é importante saber como funciona o trato gastrointestinal.

Basicamente, o trato gastrointestinal é dividido em duas partes: superior e inferior. Na parte superior, há a boca, onde ocorre a mastigação e formação do bolo alimentar. Depois, a faringe, que nos ajuda a engolir. Em sequência, o esôfago, que empurra o bolo alimentar por meio de contrações musculares até o estômago — aqui ocorre a quebra dos alimentos, que são conduzidos para o duodeno.

Fazem parte do trato gastrointestinal inferior o intestino delgado e grosso. No delgado, são produzidas as enzimas. Nessa região também há milhões de pequenas dobras que aumentam a superfície de absorção intestinal, além da água, eletrólitos e vitaminas.

No intestino grosso ocorre a absorção da água, tanto a que ingerimos quanto a das secreções. Também é nessa região que há a produção de muco pelas glândulas, responsável por lubrificar as fezes e facilitar o trânsito e a passagem dos resíduos pelo ânus.

Entenda a relação da alimentação e das doenças gastrointestinais

As doenças gastrointestinais são avisos do próprio corpo para você mudar sua alimentação.

A gastrite, por exemplo, é um dos problemas mais comuns. A doença é causada por um processo inflamatório que ocorre no revestimento interno do estômago, a mucosa.

Essa inflamação acontece quando há um abuso de temperos, gorduras ou frituras — essas substâncias agridem a mucosa do estômago, causando azia, queimação, náuseas e, consequentemente, irregularidade do intestino. O consumo excessivo de café, refrigerantes, chocolate, álcool e alimentos muito ácidos e cítricos contribuem para o problema.

Infecção intestinal, prisão de ventre, diarreia, pancreatite e alguns tipos de câncer também podem ser decorrentes de uma alimentação inadequada.

Saiba como a alimentação influi nesse cenário

Assim como as doenças respondem a má alimentação, também é possível mudar seu estilo alimentar para prevenir esses problemas e até mesmo tratar os sintomas.

O mamão, por exemplo, é um ótimo aliado para aliviar desconfortos no estômago — a fruta é facilmente digerida e contribui para reduzir dores e ardências ocasionadas.

A aveia é outra opção que você pode incluir na sua dieta, pois é um alimento rico em fibras que produz a sensação de saciedade sem ser agressivo ao organismo. Da mesma forma, a maçã, o abacate e a erva-doce também são benéficos para quem sofre com doenças gastrointestinais.

Além de manter uma alimentação balanceada, é fundamental manter o corpo hidratado para evitar não só as doenças que mencionamos neste post, mas, também, outros problemas de saúde. Na dúvida, procure um médico especializado e certifique-se de que está suprindo as necessidades do seu organismo da melhor forma.

Se você quer saber mais sobre as doenças gástricas mais comuns, aproveite a visita e leia nosso post sobre o assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

18 Comentários

    Who digs a pit for others will fall in themselves.

    tinder online , tindr
    tinder login

    ศิรินทิพย์ วิริยะเมธานนท์ https://www.ssslotto.com/

    I was curious if you ever thought of changing the layout of your website?
    Its ery well written;I love what youve got to say. But maybbe you could a
    litle more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful loot of text for only having 1 or 2
    images. Maybe you coulkd space itt out better?

    https://greenpub.eu/2021/04/27/%e0%b9%80%e0%b8%a7%e0%b9%87%e0%b8%9a%e0%b8%9e%e0%b8%ad%e0%b8%a3%e0%b9%8c%e0%b8%97%e0%b8%b1%e0%b8%a5%e0%b8%97%e0%b8%b5%e0%b9%88%e0%b8%a1%e0%b8%b5%e0%b8%9a%e0%b8%97%e0%b8%84%e0%b8%a7%e0%b8%b2%e0%b8%a1/

    All high online casinos featured here have devoted customer assist in place.

    The UIGEA had hamstrung many of the operations around the globe that
    utilized the American market in order to stay ahead in earnings,
    all the while maintaining losses too a low. Bett actions are
    the most useful opportinity foor individuals generate income the place they
    also can check out the slightly fortune and due to this fact take fiscal potentiwl
    danger hanging around.

    After looking into a few of the articles on your blog,
    I really like your way of blogging. I saved as
    a favorite it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please visit my web site too and let me know how
    you feel.

    My webpage – personal driver

    Incredible points. Great arguments. Keep up the
    great work.

    Here is my web-site private driver french riviera

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.