Aspectos que comprovam a importância do sono para uma boa rotina

Muitas pessoas não dão valor à importância do sono e os benefícios que descansar bem traz para a saúde. É enquanto dormimos que o corpo trabalha para que mantenhamos equilíbrio endócrino, e isso resulta em muitos resultados positivos.

É por isso que devemos dormir, pelo menos, 8 horas por dia e de forma saudável. Para você compreender mais sobre o tema, listamos alguns aspectos que comprovam a importância do sono. Continue conosco e confira!

1 . Consolidação da memória

Quando estamos dormindo, nossa mente absorve as informações recebidas durante o dia. Assim, nossa memória é consolidada e conseguimos lembrar melhor o que aconteceu e também fixar o aprendizado de coisas novas.

Isso acontece porque, enquanto dormimos, nosso cérebro produz proteínas que fazem conexões neurais. 

2. Regulação da temperatura corporal

Enquanto dormimos, nossa temperatura corporal diminui, fazendo com que ocorra uma regulação. O objetivo disso é fazer com que os músculos possam relaxar e menos calorias serem gastas.

Assim, quando acordarmos, não estaremos com a sensação de cansaço, uma vez que há uma reserva de energia para que o corpo regule a própria temperatura.

Curiosidade: é por causa desse fenômeno que sentimos mais frio à noite e precisamos usar cobertores, mesmo em dias mais quentes.

3. Fortalecimento do sistema imunológico

A importância do sono também está relacionada ao fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que liberamos um hormônio chamado prolactina, que regula as defesas do organismo.

Logo, quando dormimos bem, as chances de adquirirmos doenças virais, como a gripe, diminuem. Isso porque nosso corpo estará mais preparado para combater os vírus, antes que possamos sentir algum sintoma da infecção.

4. Emagrecimento

Quem está tentando emagrecer também terá mais êxito na dieta se dormir bem. Isso é importante porque, enquanto dormimos, nosso corpo também produz um hormônio chamado de leptina.

A leptina dá a sensação de saciedade, para que a gente não sinta fome durante a noite. As pessoas que têm insônia sentem mais fome, não apenas durante o horário de sono, mas também quando estão acordadas. Assim, ingerem mais alimentos e ganham peso.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Agora que você já sabe mais sobre a importância do sono, veja algumas dicas práticas para dormir melhor:

  • evite ingerir alimentos pesados horas antes de dormir;
  • desconecte-se da tecnologia, evitando assistir televisão ou ficar mexendo no celular antes de dormir;
  • realize atividades repousantes antes de deitar, como a meditação;
  • ingira bebidas quentes e leves, que façam o corpo relaxar, como chás.

Ter uma noite bem dormida e entender a importância do sono é essencial à sua saúde. Por isso, preste atenção e veja se você não pode melhorar nesse aspecto.

Continue aprendendo coisas novas em nosso artigo que explica como a ansiedade e alimentação interferem na saúde emocional.

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