Saúde

O que a dor abdominal pode significar? Descubra!

setembro 5, 2018
Tempo de leitura 3 min

 

Se há uma dor que todo mundo já sentiu, com certeza, é a dor abdominal. Mas nem sempre procuramos atendimento médico para saber a causa desse desconforto.

De modo geral, a dor abdominal é sinal de alguma alteração no estômago, intestino, vesícula, bexiga ou útero. Conhecer os sintomas das principais doenças, em especial as de origem gastrointestinal, é fundamental para saber o momento certo de buscar ajuda.

Descubra neste post algumas doenças que causam esse incômodo, a forma que se manifestam, e os tratamentos indicados para cada uma.

Como definir a dor abdominal

A dor abdominal, chamada popularmente de dor de barriga, é uma sensação que se manifesta na região localizada entre o tórax e a virilha e que pode ter inúmeras causas.

Ela pode se manifestar em partes diferentes do abdômen ou somente em uma delas, como na parte superior, na inferior, na esquerda ou na direita.

Muitas vezes, a dor abdominal está relacionada ao acúmulo de gases, em especial nas pessoas que têm mais sensibilidade, mesmo que apresentem uma pequena quantidade desse acúmulo.

Entretanto, essa não é a única causa das dores abdominais. E para saber quando a dor passa de um simples incômodo para algo que requer intervenção médica — muitas vezes imediata —, conhecer os sintomas de algumas doenças faz toda diferença.

Veja agora as mazelas mais comuns que estão relacionadas aos problemas gastrointestinais e, além disso, que atitude é preciso tomar frente a cada uma delas.

Doença do refluxo

A DRGE — Doença do refluxo gástrico — tem como principal característica o retorno dos ácidos presentes no estômago por meio do canal do esôfago, causando especialmente irritação na parede desse órgão, sensação de azia e de queimação.

As causas da DRGE vão desde má alimentação, obesidade, gravidez, entre outros.

O tratamento da doença do refluxo gástrico inclui o uso de medicamentos e mudança noa hábitos de vida.

Dor de estômago

A dor de estômago é uma queixa bastante comum. Ela pode estar relacionada a diversos fatores, como alguns alimentos, uso de medicamentos, estresse, ansiedade ou doenças um pouco mais graves, como gastrite, úlcera e refluxo.

O tratamento varia de acordo com a causa. Por isso, buscar ajuda de um médico gastroenterologista é indicado, especialmente quando a dor de estômago é persistente e de forte intensidade, quando há vômito com presença de sangue e, ainda, fezes com coloração preta ou odor muito intenso.

Sintomas assim requerem atendimento imediato, pois podem ser indicativos de uma hemorragia no sistema digestivo ou, até mesmo, câncer.

Bloqueio ou obstrução intestinal

Outro problema que causa dor abdominal é o bloqueio ou a obstrução intestinal. Isso ocorre quando os líquidos e alimentos que deveriam passar pelo intestino têm seu trânsito obstruído ou dificultado.

Algumas das causas dessa obstrução são aderências após cirurgias, diverticulite, hérnias, tumores, entre muitas outras.

A pessoa que está com um bloqueio intestinal sente, além da dor, inchaço, náuseas, vômito, diarreia ou constipação.

Para aliviar essa condição buscar ajuda médica é primordial, principalmente quando os sintomas se mantém por muitos dias, pois pode haver a diminuição do fluxo sanguíneo para o intestino, tornando a situação uma urgência médica.

A dor abdominal pode ter diversas causas. Ela também pode ser contínua, crônica, aguda, como uma cólica, pontada ou agulhada. Conhecer um pouco sobre algumas delas e, inclusive, saber o momento certo de procurar ajuda de um gastroenterologista é muito importante para trazer de volta seu bem-estar físico e sua qualidade de vida.

Tem algo mais que você gostaria de saber sobre esse tema? Deixe seu comentário aqui neste post que vamos elaborar novos artigos com mais orientações para ajudar você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up