Por que fazer acompanhamento psicológico antes e após a cirurgia bariátrica?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a atenção com a cirurgia bariátrica não deve se restringir ao procedimento em si. Afinal, esse método de emagrecimento é bastante invasivo e traz impactos no dia a dia do paciente, o que exige alguns cuidados. Um deles é em relação à saúde mental.

Você sabia que é necessário um acompanhamento psicológico para realizar o procedimento? Imagine a situação de uma pessoa que durante um bom tempo pesou mais de cem quilos e, em pouco tempo, passa a ter 60. Por ser tão radical, é natural que essa mudança envolva o auxílio de profissionais especializados.

Se você quer saber como esse acompanhamento psicológico ajuda o paciente e como ele deve ocorrer, continue a leitura!

Qual a importância do acompanhamento psicológico?

Conforme mencionamos, lidar com uma mudança brusca como a perda de peso pode mexer bastante com a saúde mental de uma pessoa. Além disso, é importante considerar que a obesidade tem influência direta nas questões emocionais e hábitos do paciente.

Depois da cirurgia bariátrica, a rotina é alterada, bem como a imagem corporal. Em outras palavras, todo o processo é uma grande transformação. A forma com que o paciente estava acostumado a se enxergar e a maneira que passa a se ver, envolve questões relacionadas à identidade, que mexem com a mente e as emoções.

Tudo isso pode tornar o momento um propulsor de estresse e frustrações e pode também ocasionar um transtorno dismórfico — distúrbio que envolve um foco obsessivo por uma parte do corpo, que pode ser pequeno ou imaginado. São problemas de saúde mental como esses, além da questão genética, que influenciam no aumento de peso, mesmo pós cirurgia.

Por isso, o acompanhamento psicológico — realizado por profissionais especializados em cirurgia bariátrica metabólica e obesidade — é essencial para cuidar da saúde mental, evitar depressão, ansiedade, compulsão alimentar e auxiliar na possível falta de apoio familiar.

Como o acompanhamento psicológico ajuda o paciente?

O acompanhamento psicológico deve ocorrer antes e depois da cirurgia. A antecipação no atendimento ajuda o profissional da área a identificar os pontos fortes do paciente e usar isso como uma motivação para que ele pratique exercícios físicos e tenha bons hábitos alimentares — atitudes fundamentais para a contínua manutenção do peso do paciente. Esse elo terapêutico estabelecido é fundamental.

Além disso, esses profissionais identificam por meio da história de vida do indivíduo, a sua relação com a comida e o quanto a obesidade trazia sofrimento para ele no dia a dia. Esse conhecimento ajuda o tratamento a agir diretamente nos sintomas da depressão e ansiedade, que poderão surgir.

Desse modo, o psicólogo responsável pelo caso deve levantar dados, avaliar tendências genéticas para problemas de saúde mental (como o transtorno de humor) e trabalhar de forma preventiva, ou seja, alertando o paciente e a equipe médica sobre a condição real.

Quais os benefícios de uma clínica com equipe multidisciplinar?

O paciente que conta com o apoio de uma clínica com equipe multidisciplinar composta por membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), formada por profissionais especializados e experientes, só tem a ganhar. Afinal, conforme mencionamos, a cirurgia bariátrica é um procedimento que, apesar de benéfico, traz muitas mudanças e requer um acompanhamento psicológico, uma vez que é muito comum que ocorram casos de pacientes com ansiedade, depressão, traumas e angústias, e tudo isso pode ser mais evidente no pré e pós bariátrica.

E aí, gostou do nosso post? Então, que tal deixar um comentário no post e compartilhar com a gente e os demais leitores suas ideias sobre o assunto?

 

Especialidade: Psicologia

CRP 0288/PI

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.