Sem categoria

Por que procurar uma clínica de gastroenterologia?

novembro 29, 2018
Tempo de leitura 4 min

Quem tem muitas tarefas diárias precisa se cuidar em dobro para manter o ritmo e cumprir todas as demandas. Isso significa que a saúde deve estar em primeiro lugar e, por isso, ter uma atenção especial com algumas áreas do corpo, como o aparelho digestivo, é fundamental.

Isso porque essas zonas são suscetíveis a problemas de saúde ocasionados pelo estresse, que se intensificam com a sobrecarga de atividades. Assim, é recomendável procurar uma clínica gastroenterologista com finalidade preventiva, investigativa, paliativa e curativa.

Essa atitude pode ajudar a prevenir doenças graves, como o câncer. Além disso, é a chance de investigar sintomas que dificultam as atividades do cotidiano do paciente.

Ficou interessado no assunto e acha que precisa entender melhor sobre gastroenterologia? Neste post, apresentamos algumas informações essenciais sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que faz um gastroenterologista

A gastroenterologia é a especialidade que cuida de todo o trato digestivo. Esse especialista se baseia em uma série de exames importantes, como endoscopia, manometria, PHmetria, ultrassom, e avaliação da acidez no estômago e no esôfago entre outros, para chegar a um diagnóstico preciso.

A exemplo disso, na endoscopia, é possível avaliar quase todo o trato digestivo e detectar anormalidades com mais precisão. Outra opção é a ecoendoscopia, que consiste em um ultrassom acoplado ao endoscópio para estudar com mais detalhes órgãos de difícil acesso, como o pâncreas.

A maioria dos cânceres começa como uma doença benigna. O de intestino, por exemplo, geralmente tem início em um pólipo na região e pode ser detectado no organismo de cinco a dez anos antes de se tornar um tumor maligno. Através da endoscopia, é possível perceber a presença da bactéria Helicobacter Pylori que é sinal de alerta para possibilidade de desenvolver câncer de estômago. A prevenção aumenta as chances de cura e reduz as sequelas causadas pelo tratamento.

Essas duas situações são as mais comuns e simples de identificar. Além delas, entretanto, é possível fazer um rastreamento, de acordo com o histórico familiar do paciente, e exames de imagem periódicos para evitar surpresas desagradáveis.

Saiba quando procurar um médico dessa especialidade

Alguns sintomas, além de incômodos, podem ser um alerta para algo mais perigoso e um motivo para que um médico gastroenterologista seja procurado. Assim, dor ou desconforto frequente no estômago, queimação, aumento no volume ou sensação de massa no abdômen, alteração no ritmo do intestino e na aparência das fezes (escuras tipo borra de café ou com muco de sangue), azia, mal-estar gástrico, alteração na cor dos olhos (olho amarelado) e similares são situações que merecem investigação.

Para aqueles que perderam a capacidade de engolir, como os que tiveram um acidente vascular cerebral (AVC), pode ser executado um procedimento que faz uma rota direta para o estômago por endoscopia a gastrostomia endoscópica. E isso ainda reduz os riscos que o paciente teria ao se submeter a uma cirurgia.

Além disso, os profissionais da área estão aptos a fazer outros procedimentos que antes só aconteciam por cirurgia de alto impacto, como a retirada de pólipo e cálculos do colédoco. Essa última, principalmente, que exigia maior tempo de internação.

Conheça as vantagens de ir a uma clínica de gastroenterologia

É importante saber que, como essa é uma especialidade desafiadora, em razão de sua amplitude de atuação, cada um dos 4.300 gastroenterologistas registrados na Federação Brasileira de Gastroenterologia só foi aprovado para desempenhar a função na área depois de muitas capacitações. Isso aumenta as chances de ser atendido sempre por um profissional de alta qualidade.

E, ainda, os especialistas envolvidos na clínica de gastroenterologia têm, necessariamente, a experiência que os médicos de hospital podem não ter. Na Gastros, o procedimento de papilotomia endoscópica, por exemplo, já foi realizado mais de três mil vezes — em seus mais de 13 anos de atuação.

Em um hospital geral, não é comum encontrar profissionais que estejam habituados a executar procedimentos como esses no dia a dia. Logo, os índices de complicações podem ser maiores, já que a experiência é um diferencial em qualquer setor.

A Gastros é pioneira no Piauí em realização de procedimentos como gastroplastia endoscópica, balão intragástrico e cápsula endoscópica. Os dois últimos são realizados por seus profissionais há, pelo menos, 14 anos.

Devido a vasta experiência em procedimentos gastroenterológicos, são ofertados cursos de endoscopia e colonoscopia para médicos. Isso faz que profissionais de diferentes regiões do Brasil busquem-na para se capacitar.

Agora que você entende mais sobre como funciona e quais as vantagens de uma clínica de gastroenterologia, ao sentir algo fora do comum, nos procure para uma avaliação presencial com nosso corpo clínico. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Quais são as principais causas para queimação no estômago? -Clínica Gastros – Completa para cuidar de você Janeiro 3, 2019 at 8:09 pm

    […] suco gástrico, controle o estresse, adote hábitos saudáveis de vida e o mais importante: procure atendimento especializado para diagnosticar a causa correta e iniciar o tratamento com segurança e o mais breve […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up