Saiba quais são os principais tipos de diabetes

O número de pessoas com diabetes no mundo não para de crescer. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a taxa de incidência desse problema cresceu 61,8% no período de 10 anos. Por isso, conhecer os tipos de diabetes e saber como lidar com essa situação é fundamental.

Ao descobrirmos mais sobre uma doença, seus sintomas e tratamentos, ficamos muito mais atentos à nossa saúde e aos modos de prevenção. Pensando nisso, preparamos um artigo que mostrará quais são os principais tipos dessa doença tão perigosa e comum. Boa leitura!

Pré-diabetes

Pré-diabetes é uma condição metabólica e um problema mundial que está em constante crescimento ligada, principalmente, à obesidade. É caracterizada pela presença de níveis de açúcar no sangue mais altos do que o normal, mas não o bastante para ser classificada como diabetes.

Muitas pessoas têm pré-diabetes, mas não sabem disso. Isso acontece porque a doença evolui devagar e sem sintomas ou avisos. Portanto, saber os fatores de risco é essencial, tais como:

  • estar acima do peso ou obeso;
  • ter histórico de diabetes na família;
  • ter pressão alta, baixo HDL ou triglicerídeos altos;
  • ter acima de 40 anos;
  • ter gestado um bebê de mais de 4 quilos.

Para saber se tem pré-diabetes, basta fazer um exame de glicemia em jejum. Seu médico pode pedir mais exames para confirmar a doença. Geralmente, mudanças de estilo de vida, como boa alimentação e exercícios físicos são fundamentais para evitar que o pré diabetes se transforme em diabetes.

Diabetes tipo 1

É uma doença auto-imune que leva o organismo a destruir as células do pâncreas que produzem a insulina — hormônio que ajudar a diminuir o açúcar do sangue. É também chamada de diabetes insulino-dependente, pelos fato de os pacientes precisarem de insulina para conseguir controlar a doença e representa de 5 a 10% dos casos.

Os sintomas são:

  • aumento de sede;
  • cansaço durante o dia;
  • necessidade de urinar o tempo todo;
  • perda de peso sem explicação.

É mais comum em crianças e adolescentes e o diagnóstico é feito por exames de glicemia em jejum ou urina. Seu médico pode pedir mais exames para detectar qual é o tipo.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo II representa de 90 a 95% dos casos e é causada pela resistência à ação da insulina em um indivíduo cujo pâncreas não consegue produzir insulina em quantidade suficiente para vencer essa resistência e manter a glicemia normal. Pode ser tratada com melhora da alimentação, atividade física com perda de peso e medicações orais. Com a evolução da doença, pode haver uma diminuição progressiva na produção de insulina pelo pâncreas e alguns pacientes vão necessitar de tratamento com insulina.

Os fatores de risco são:

  • estar acima do peso ou obeso;
  • ter uma alimentação que não é saudável;
  • sedentarismo;
  • ter parentes de primeiro grau com diabetes tipo 2;
  • ter pressão e colesterol altos;
  • ser fumante.

Ela é mais comum em adultos acima de 40 anos. Os sintomas são parecidos com o tipo 1, portanto o seu médico tem que pedir exames e avaliar o caso para determinar qual tipo você tem.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional acontece quando você tem altos níveis de glicose no sangue durante a gravidez. É mais comum a partir de 20 semanas quando há a elevação de hormônios que aumentam a resistência à insulina.

É muito comum que o médico peça, no pré-natal, exames que possam ajudar no diagnóstico da doença. Pode ou não persistir após o parto. Entre 15-50% das mulheres com DM gestacional irão desenvolver diabetes ou terão outras alterações da glicemia após a gestação.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os tipos de diabetes? Então, não perca tempo: construa melhores hábitos e tenha um estilo de vida mais saudável. Isso ajudará a manter o problema longe de sua vida ou a reduzir os impactos, caso a diabetes já seja parte de seu dia a dia!

Para receber mais informações sobre saúde e bem-estar, curta a nossa página no Facebook! Lá, você terá acesso em primeira mão a todas as publicações de nosso blog.

 

Dra. Patrícia Mousinho – CRM 4519/PI

Clinica Médica / Endocrinologia e Metabologia

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.