Sem categoria

Saiba sobre a importância do check up geral para a sua saúde

dezembro 3, 2018
Tempo de leitura 3 min

A frase “Uma pessoa prevenida vale por duas” não é à toa. O hábito pode salvar vidas ao prevenir doenças precoces que se desenvolvem de maneira silenciosa e ainda diminuir consideravelmente os seus gastos com tratamentos. Nisso entra o check up geral, que consiste em uma avaliação médica de rotina por meio de exames específicos, de acordo com sua idade, sexo e histórico familiar.

A revisão da saúde sistemática e individualizada, em que são transmitidos os sinais e queixas de algum incômodo para o médico, é uma forma de buscar o diagnóstico mais preciso, conseguir maior qualidade de vida e otimizar as chances de cura de uma possível doença existente.

Sentiu curiosidade no assunto e quer saber mais sobre a importância check up geral para sua saúde? Continue a leitura!

Pessoas que devem ter mais atenção ao check up geral

Como foi mencionado acima, existem muitas doenças graves que podem ser desenvolvidas silenciosamente, como a diabetes, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, hipertensão arterial etc. Então, todo cuidado é pouco para manter sua qualidade de vida, ainda mais se você se encaixar em um perfil de risco. Confira alguns perfis que devem se atentar mais ao check up geral.

Mais de 40 anos

Nessa faixa etária, homens e mulheres devem tomar cuidados redobrados com a sua saúde, e o check up geral é a melhor forma para isso. Mesmo que não haja nenhum sintoma, as pessoas devem procurar clínicas especializadas para realizar uma avaliação geral e, assim, ter um maior controle da sua saúde.

Pessoas acima do peso

O sobrepeso e a obesidade podem ser porta para diversas doenças graves, como alguma das mencionadas. Então, no país em que a obesidade teve um aumento de 60% em dez anos, é importante que quem se encaixe nessa categoria tenha cuidados dobrados e realize o check up geral.

Histórico de doenças na família

Aqueles que possuem histórico familiar de doenças cardiovasculares ou câncer podem e devem procurar ajuda médica para realizar uma avaliação e investigar o problema — mesmo que ainda não estejam com 40 anos. Quanto antes for iniciado o tratamento para o possível problema, melhor para sua saúde.

Pessoas com doenças crônicas

As pessoas que possuem doenças crônicas como hipertensão, diabetes ou câncer, também devem ter uma atenção dobrada com a realização do check up geral. Afinal, as doenças são graves e precisam ser sempre administradas para não se transforarem em um quadro pior. Os médicos recomendam que essa avaliação ocorra a cada seis meses.

O check up geral é essencial para trazer mais qualidade de vida e saúde para você. Ele é realizado de forma rápida, e a maioria dos exames são feitos em um só dia. Por isso, fique esperto. Quanto mais cedo se descobre uma doença, maiores as chances de cura.

Os adultos saudáveis antes dos 40 devem realizar os exames a cada dois anos e os fumantes, sedentários e obesos, a cada um ano.

Você gostou deste artigo sobre a importância do check up geral? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e os demais leitores. Ajude a trazer visibilidade ao assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up